Operação

Navio embarca 20 mil cabeças de gado em Rio Grande

Operação adotou medidas extras de segurança devido à pandemia mundial

Divulgação -

Um embarque iniciado neste fim de semana pode ser um divisor de águas para o Porto do Rio Grande. Cerca de 20 mil cabeças de gado serão transportadas até a Jordânia, no Oriente Médio. O navio Bader III, ancorado no Estaleiro Rio Grande (ERG), é considerado a maior embarcação já atracada na história do Porto. A operação, praticada pela empresa Sagres, precisou adotar medidas extras de segurança, em função da pandemia mundial da Covid-19.

Durante os quatro dias previstos para embarcar os animais, os Equipamentos Proteção de Individual (EPIs) foram reforçados, tanto pela empresa quanto pela Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), que intensificou o controle, como a medição de temperatura de todas as pessoas que entram nos terminais, além do uso da máscara acrílica. Os funcionários da empresa também utilizam macacões de polietileno, luvas e máscaras.

Antes mesmo de atracar, o navio foi vistoriado, conforme protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelos ministérios da Saúde e da Agricultura. Não é permitido, por exemplo, o desembarque de nenhum membro da tripulação em solo brasileiro, como prevenção à disseminação do coronavírus.

"É praticamente uma operação de guerra. Toda a prevenção foi redobrada por segurança. Fizemos uma pré-seleção de quem integraria a operação, excluindo grupos de risco", explica Leila Vettorello, uma das gerentes da empresa. O carregamento deve ser finalizado em até cinco dias e envolve mais de 300 pessoas na operação.

Importância econômica
A importância da operação deste patamar, comenta o superintendente Fernando Estima, é por consolidar o Porto do Rio Grande como exportador de pecuária. "É uma demanda antiga do Estado, de conseguir aumentar as operações do gado brasileiro, hoje consolidado no mercado internacional. Não são todos os portos que conseguem, por se tratar de um volume expressivo", comenta.

Dois fatores foram são fundamentais, destaca. Um deles foi a dragagem do canal, finalizada recentemente, o que dobrou a capacidade também do Estaleiro Rio Grande. O segundo fator é a localização do estaleiro, longe do centro da cidade, o que evita mau cheiro próximo das áreas de concentração de população. Este tipo de operação fica prejudicado na área do Porto que fica no centro da cidade.

O carregamento também é uma forma de colocar o ERG, que antes era utilizado pela indústria naval para a construção de plataformas de petróleo, em funcionamento. O estaleiro será utilizado para operações impraticáveis nos terminais privados e cargas que não são possíveis de operar com a profundidade destes pontos.

Considerado de atividade essencial, em função do abastecimento, o porto segue operando a pleno com equipes reduzidas. "Todos os terminais operando: abastecendo o navio de gado, carros para a GM, celulose, madeira, fertilizantes, contêineres e grãos" cita Fernando.

Os animais transportados têm origem de várias partes do Estado e, na maioria, são de raças como hereford e angus.

O navio
Ao todo, o navio Bader III mede 204 metros de comprimento por 26,5 de largura. A embarcação tem capacidade para transportar cerca de 26,7 mil toneladas. A utilização do Estaleiro Rio Grande leva em consideração o calado do local, que mede 12,3 metros de profundidade. O navio foi construído em 1978 e possui bandeira das Bahamas.

 

 

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